Vigilância Sanitária combate roedores e zoonoses
e A Coordenação de Vigilância Sanitária (Visa) de Silva Jardim está desenvolvendo duas frentes de trabalho que visam combater vetores de doenças e suas conseqüências no Município.
Uma delas, segundo o médico-veterinário Ricardo Oliveira, coordenador do Setor, é uma campanha de combate aos roedores para a qual está preparando a emissão de um folder informativo que será distribuído nos próximos dias com o objetivo de conscientizar a população. A segunda é um Projeto de Educação Sanitária a ser desenvolvido principalmente nas escolas a fim de chamar a atenção sobre as principais doenças transmitidas de animais para o ser humano e vice-versa, as chamadas zoonoses.
Ricardo explica que o combate aos roedores se dá em função principalmente de este tipo de infestação ser a maior reclamação das comunidades em relação a animais indesejáveis no momento. O folder alerta a respeito do perigo da leptospirose, ensinando a como prevenir-se contra a doença que é transmitida através da urina do rato.
-- Na verdade não há como se exterminar completamente os roedores, mas sim controlar a sua proliferação. Porém para isto precisamos da conscientização e colaboração dos munícipes, não jogando lixo nem restos de alimentos nos terrenos baldios, ou em frente às suas casas, assim como não deixando-os nos próprios quintais”, acrescenta Ricardo, lembrando que os ratos costumam comer até mesmo os restos de comida e ração que são servidos para cães e gatos nas residências, já que quanto mais comida os ratos tiverem mais se reproduzirão.
O coordenador da Visa informa, ainda, que a Secretaria municipal de Saúde, através do Setor, está adquirindo uma quantidade significativa de veneno contra ratos e insetos, a exemplo de baratas e carrapatos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário