segunda-feira, 17 de maio de 2010

Agricultura vacina contra a febre aftosa até o dia 30/05

A secretaria municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca (Semaap) está vacinando contra a febre aftosa até o dia 30/05 os rebanhos de pequenos produtores rurais com até 25 cabeças de gado, assim como contra a raiva em áreas de risco.
Segundo o Secretário Rafael Badia, até o momento já foram imunizados 820 animais nas localidades de Mato Alto, Goiabal, Fazenda Brasil, Centro e Vargem Grande, de uma meta de 2.500 bovinos em todo o Município. A vacinação, realizada pelos técnicos Maurício, Juarez, Walace e Angélica, começou no último dia 04/05. A iniciativa faz parte da campanha de imunização anual contra a doença, promovida nesta época do ano em todo o Estado do Rio de Janeiro.
A Febre aftosa é uma enfermidade altamente contagiosa que ataca a todos os animais de casco fendido, principalmente bovinos, suínos, ovinos e caprinos, e muito menos os carnívoros, mamíferos; os animais solípedes são resistentes. Dá-se em todas as idades, independente de sexo, raça, clima, etc., porém há diferenças de suscetividade de espécie. A doença é produzida pelo menos por seis tipos de vírus, classificados como A,O,C,SAT-1,SAT-2 e SAT-3, sendo que os três últimos foram isolados na África e os demais apresentam ampla disseminação. Não há transmissores de aftosa, o vírus é vinculado pelo ar, pela água e alimentos, apesar de ser sensível ao calor e a luz. A imunidade contra um deles não protege contra os outros. Além disso, constataram-se alguns subtipos dos vírus citados, com a particularidade de que uns causam ataques mais graves que outros e alguns se propagam mais facilmente. Esta complexidade, apresenta um aspecto muito desfavorável, pois um animal atacado por um tipo de vírus, embora ofereça resistência ao mesmo, é ainda suscetível aos outros tipos e subtipos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário