Capacitar e certificar profissionais de Educação como auxiliares de biblioteca para trabalharem em salas de leituras a serem criadas nas escolas é o principal objetivo do Projeto “Biblioteca para Todos”, um curso promovido pela Secretaria municipal de Educação cuja aula inaugural ocorrerá no próximo dia 28/05, a partir das 15 horas, na sede do Ministério Público (Rua Padre Ávila, 131, no Centro).
Segundo a coordenadora pedagógica Vanessa David Martins, responsável pela implantação, as aulas acontecerão uma vez por semana (todas as terças-feiras), das 18 às 21 horas, na Biblioteca Municipal, localizada no Centro de Educação Pública Municipal (CEPM).
-- Inclusive para esta aula inaugural traremos uma bibliotecária a fim de que a apresentação se torne dinâmica e prática – acrescenta Vanessa Martins.
O público-alvo são os professores orientadores, profissionais que atuam nas bibliotecas de unidades escolares e outros docentes pertencentes ao 1º segmento do Ensino Fundamental (Educação Infantil ao 5º Ano de Escolaridade) que podem ser indicados pela direção das escolas. O curso visa capacitar 40 profissionais, sendo que a previsão de término é em novembro deste ano. Como “Produto Final”, o projeto visa, ainda, a construção de salas de leitura, bibliotecas ou cantos de leitura nas unidades escolares. Ele conta com o apoio e o incentivo da subsecretária de Educação, Cláudia Regina P. da Silva.
A avaliação dos participantes será através de oficinas práticas e teóricas nas próprias escolas onde atuam. As aulas constarão da aplicação teórica e prática do material de estudo, paralelas às oficinas. Vanessa explica que as aulas serão ministradas através de apostilas montadas por ela mesma com base em um curso de elaboração e construção de bibliotecas universitárias do qual participou no MEC.
Os objetivos específicos do projeto são: trazer a reflexão sobre o papel pedagógico da biblioteca escolar; descrever os objetivos gerais de uma biblioteca escolar, capacitar profissionais da Semec para atuarem em salas de leituras e bibliotecas escolares; fornecer modelos de gestão e organização desses espaços; fortalecer o educador como mediador do processo de leitura, dentro e fora do cotidiano escolar; estimular, propiciar e fortalecer o hábito da leitura em seus diversos gêneros e contextos; e fomentar a leitura como atividade sócio-cultural para além dos muros da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário