quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Itaboraí recebe campanha 10 Minutos Contra a Dengue





Para tentar evitar uma possível epidemia no município, a secretaria estadual de Saúde esteve na manhã desta terça-feira (06) no bairro de Itambi para uma ação de conscientização contra o Aedes aegypti. É a campanha “10 minutos contra a dengue”, que estimula as pessoas a eliminar os focos de larvas do mosquito em calhas, caixas d’água destampadas, ralos com água da chuva acumulada e pratinhos de vasos de planta.
A caravana contou com o apoio dos agentes de combate à endemias de Itaboraí, que distribuiu cartilhas educativas para população com orientações de como eliminar os criadouros e evitar o nascimento de novos mosquitos com apenas 10 minutos por semana.


“Essa campanha é muito importante para nosso bairro. As pessoas precisam estar preparada para essa epidemia. Fico satisfeito em saber que os agentes de endemias estão orientando os moradores e eliminando os criadouros do mosquito,” disse o morador Renato da Silva.


De acordo com a secretaria municipal de Saúde e Defesa Civil, o ambiente doméstico concentra 80% dos focos. O gestor da pasta, César Alonso, afirmou a importância de orientar os moradores e alertá-los sobre os riscos do mosquito e da doença. “Precisamos preparar as pessoas para combater, com mais intensidade, o mosquito da dengue. Os agentes de saúde estão visitando as residências, levando informativos e colocando tela nas caixas d´água para evitar que o vetor deposite suas larvas. A população também tem que nos ajudar, limpando seu quintal e eliminando qualquer foco de água parada”, disse o secretário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário