quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Silva Jardim comemora Dia da Não-Violência Contra a Mulher

Uma animada caminhada pelas ruas do centro da cidade e a realização do “Dia de Beleza'', na sede da Secretaria Municipal de Promoção Social, marcaram , no dia 25/11, as comemorações do Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher em Silva Jardim, evento promovido pela Secretaria Municipal Especial dos Direitos da Mulher e das Minorias.
Com um carro de som a frente, um grupo de mulheres, entre elas, as secretárias municipais Jaqueline Viana (Direitos da Mulher e das Minorias), Márcia Xavier (Promoção Social) e Vera Brito (Governo), se concentraram na manhã do dia 25 na Secretaria de Promoção Social, quando foi oferecido um café da manhã. Portando algumas faixas com os dizeres ''Mulheres no Poder – Agora é Pra Valer'', ''Quem ama não mata – Lei Maria da Penha/11.340'' , ''Mulheres, vamos lutar pela vida, vamos lutar pela paz ! Violência nunca mais'', entre outras, elas fizeram uma caminhada pelas ruas do centro, passando pela Rua Luiz Gomes, pela Praça Amaral Peixoto e retornando para a Promoção Social.

Na sede da Promoção Social foram montados estandes onde foram oferecidos para as mulheres, gratuitamente, serviços de manicure,feito pelas alunas do Curso de Design de Unhas do Paif, escova e corte de cabelo e podologia.Ainda houve sorteio de brindes e palestras educativas. A Secretaria Municipal de Saúde também montou um estande no local, onde ofereceu folhetos explicativos com orientações contra o tabagismo, DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), transmissão vertical (transmissão de doenças da mãe para o bebê) e cópias da Lei Maria da Penha. O Projeto Fuxico também montou um estande durante o evento, com trabalhos produzidos pela Oficina da Fazenda Brasil.

Moradora do bairro Cidade Nova, Aline Verli Lima, de 29 anos, foi uma das mulheres que participaram do ''Dia de Beleza'' : ''A última vez que fiz escova no meu cabelo eu tinha 15 anos. Este tipo de serviço gratuito é um veradeiro presente para mim'', contou ela, no momento que era atendida por uma cabeleireira. Para a secretária Municipal Especial dos Direitos da Mulher e das Minorias, Jaqueline Viana, o evento serviu para divulgar a campanha de não-violência contra a mulher e promover a Secretaria da Mulher na cidade.

O 25 de Novembro é o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher. A data foi escolhida para lembrar as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo na República Dominicana no dia 25 de novembro de 1960.

Nenhum comentário:

Postar um comentário